2016, Intrínseca, Não ficção, Resenha

Ted Talks

Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público, de Chris Anderson

“Seu objetivo não é ser um Winston Churchill ou um Nelson Mandela. É ser você. Se você é cientista, seja cientista; não tente ser um militante. Se é artista, seja artista; não tente ser um acadêmico. Se é um sujeito comum, não queira simular um impressionante estilo intelectual; seja esse sujeito comum. Você não tem obrigação de fazer uma multidão se pôr de pé com uma oratória notável. Um tom de conversa pode funcionar muito bem. Na verdade, para a maioria das plateias, é bem melhor assim. Se você sabe conversar com um grupo de amigos durante o jantar, também sabe falar em público.” (p. 23)

Quem é que não sente um friozinho na barriga antes de apresentar um trabalho diante de uma plateia, ou falar em público? O livro Ted Talks está aí para te ajudar (e me ajudar, e ajudar a todo mundo que quiser lê-lo) nisso. Falar em público não precisa ser um bicho-de-sete-cabeças, se você lançar mão de algumas técnicas.

Antes de mais nada, para quem não sabe, o TED é começou como um ciclo de palestras nos Estados Unidos, e o nome vem dos assuntos que eram abordados nessas palestras: Tecnologia, Entretenimento, Design. Este é um ciclo de palestras que sempre se destacou por apresentar conferências interessantes – não apenas pelos temas tratados, mas também pela forma como são abordados. Atualmente, o lema da organização é “ideas worth spreading”, ou seja, “ideias que valem a pena serem compartilhadas”, em tradução livre. Os temas se expandiram (vão desde fotografia até agricultura, passando por psiquiatria e negócios – veja a lista dos tópicos aqui, são centenas), mas uma coisa não mudou: essas palestras continuam sendo relativamente curtas (de até 20 minutos), altamente instigantes e inspiradoras. [Para não perder a oportunidade, aproveito para recomendar aqui uma das minhas favoritas: O perigo de uma história única, da escritora Chimamanda Ngozi Adichie.] Afinal, como é possível transformar uma palestra sobre algum tema específico em uma fala estimulante para uma platéia ampla?

O livro TED Talks foi escrito pelo atual presidente do TED, e serve como guia de preparação para uma fala em público: uma aula, uma reunião em que se tenha que apresentar resultados, um seminário na faculdade, um discurso no casamento do seu melhor amigo. Percorrendo um caminho que vai da escolha do tema até a apresentação no palco, o livro traz diversas dicas para falar em público (veja o sumário abaixo).

20160921_110946  20160921_111907

As dicas apontam para ter uma linha-mestra para sua fala e uma estrutura para a palestra, entrar em sintonia com seu público, estratégias de narrativa, recursos visuais, roteirização, ensaio, começos e finais impactantes, que roupas usar no dia da apresentação, técnicas para se sentir menos nervoso ou inseguro. Além disso, o livro ainda traz uma introdução interessante que fala sobre “contar histórias” (essa atividade milenar que remete a tempos remotos em que as comunidades humanas se reuniam para ouvir e contar histórias em volta de uma fogueira), agradecimentos, um pouco da história do TED e uma lista das palestras citadas no livro. Isso porque, além das técnicas expostas, Anderson dá, ao longo do texto, exemplos de oradores, e traz experiências reais de palestrantes que já passaram pelo TED. É possível intercalar a leitura com as palestras disponíveis na Internet, a fim de que possamos visualizar exatamente o que o autor quer dizer com aquele exemplo.

Podem parecer dicas óbvias (eu, como professora, já aplicava diversas delas no meu processo de preparação de aula e apresentação, embora intuitivamente), mas é muito bom tê-las todas compiladas e organizadas em um único volume. A linguagem de fácil entendimento (bem objetiva) e o tom informal aproximam o autor do leitor. Fora isso, gostei muito da edição: páginas, fonte, diagramação. Tudo muito confortável – e esse corte vermelho maravilhoso! Recomendado para quem se interessa por falar em público ou quer aprender um pouco dessa habilidade.

20160921_111657

Clique aqui para comprar TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público pela Amazon (comprando por este link, você gera uma comissão para o Redemunhando)

+ info:

TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público / Chris Anderson; tradução Donaldson Garschagen e Renata Guerra.
Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
239 páginas.

classificação: 5 estrelas

grau de dificuldade de leitura: FACIL

Obrigada pela leitura!

Ficarei muito feliz se você deixar um comentário! (Para fazer isso, é necessário clicar em “comentários”, um pouco abaixo do título do post. E não se esqueça de logar antes de escrever o comentário, para que ele não seja perdido.)

Se gostou da resenha, compartilhe com seus amigos!

Anúncios
Padrão

4 comentários sobre “Ted Talks

    • Oiii, Karla! 😀
      Verdade, falar em público é um grande desafio! Quem nunca teve esse friozão na barriga, né?
      Acho que o mais eficiente neste caso é mesmo o treino, a experiência. Mas o livro tem umas dicas muito legais, vale a pena!
      Beijos, obrigada pelo comentário! 🙂
      Nati

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s