2016, LeYa, Não ficção, Resenha

O ano da leitura mágica

O ano da leitura mágica, de Nina Sankovitch


“E, lendo, eu descobria o peso de viver numa parcela ilimitada e irregular de dor. A tragédia é distribuída injustamente, ao acaso. Qualquer promessa de tempos melhores no futuro é falsa. Mas sei que posso sobreviver a tempos ruins, lendo o pior que me acontece como um fardo, mas não como uma armadilha. Os livros espelham a vida – minha vida! E agora eu entendia que todas as coisas ruins e tristes que me acontecem e que aconteceram a todas as pessoas sobre as quais estava lendo são ao mesmo tempo o preço e a prova da resiliência.
O valor da experiência, real ou imaginada, está no fato de ela nos mostrar como viver – ou como não viver. Ao ler sobre diferentes personagens e as consequências de suas escolhas, eu estava me descobrindo transformada. Estava descobrindo maneiras novas e distintas de suportar as tristezas e alegrias da vida.” (p. 135)

O ano da leitura mágica é um livro de não-ficção em que a autora, Nina Sankovitch, narra sua aventura de ler um livro por dia durante um ano. Tal desafio surge como uma necessidade quando sua irmã mais velha, Anne-Marie, morre aos 46 anos de idade em decorrência de um câncer. Nina se vê sem chão diante de tamanha perda, e inclusive passa os três anos seguintes ao falecimento de sua irmã muitíssimo ocupada, como forma de tentar afastar a dor de sua mente. Em determinado momento, ela para com toda a correria e resolve que a leitura pode ajudá-la a, se não superar, compreender melhor o luto. E então se propõe este desafio: ler um livro por dia durante um ano inteiro, e escrever sobre ele em seu blog. Existem algumas outras regras sobre as leituras que ela escolhe: o tamanho do livro, por exemplo.

Acho que é seguro dizer que este texto é uma espécie de livro de memórias (e também de divulgação de seu desafio) para Nina, pois nele ela recorda muitos acontecimentos e sentimentos, organiza suas próprias ideias, reflete sobre sua realidade. E, no meio de tudo isso, ela nos brinda com belas palavras sobre os livros (como as que coloquei no trecho inicial do post). Como leitora ávida, eu obviamente me identifiquei com essas afirmações, verdadeiras declarações de amor para os livros.

Mas além de ser uma ode à leitura, Nina nos conta no livro uma história bastante completa, sobre amor, sobre família, sobre identidade, sobre dor, sobre memória. E como pano de fundo, lembranças de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial e a situação de sua família como imigrante nos Estados Unidos.

Um livro leve, reflexivo e cheio de sensibilidade. Como se não bastasse a inspiração pelo exemplo, Nina ainda nos apresenta ao final uma lista em ordem alfabética com todos os livros lidos no período de 28 de outubro de 2008 a 28 de outubro de 2009. Recomendado para quem ama livros, para quem gosta de ler histórias sobre famílias e livros de memórias, e para quem está passando por um momento difícil.

Clique aqui para comprar O ano da leitura mágica pela Amazon (comprando por este link, você gera uma comissão para o Redemunhando)

+ info:

O ano da leitura mágica / Nina Sankovitch; tradução Paulo Polzonoff.
São Paulo: Leya, 2011.
230 páginas.

classificação: 5 estrelas

grau de dificuldade de leitura: FACIL

Obrigada pela leitura!

Ficarei muito feliz se você deixar um comentário! (Para fazer isso, é necessário clicar em “comentários”, um pouco abaixo do título do post. E não se esqueça de logar antes de escrever o comentário, para que ele não seja perdido.)

Se gostou da resenha, compartilhe com seus amigos!

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “O ano da leitura mágica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s