2015, Ficção, Graphic MSP, Panini, Quadrinhos, Resenha

Bidu: caminhos

Bidu: caminhos, de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Bidu: caminhos é a graphic novel que inicia o segundo ciclo do projeto Graphic MSP, projeto em que outros artistas recontam histórias dos personagens icônicos do quadrinista peso-pesado Mauricio de Sousa (para saber mais sobre os projetos de homenagem aos 50 anos dos personagens de Mauricio de Sousa, veja aqui).

OBS.: Já fiz resenha dos quadrinhos do primeiro ciclo (clique para ver):

Bidu é o primeiro personagem de Mauricio de Sousa (atualmente, é símbolo de suas produções), mas nunca foi meu personagem favorito. Algumas historinhas eram incrivelmente chatas, na minha opinião. E qual não foi minha surpresa ao ADORAR Bidu: caminhos?!

A graphic novel conta a história do Bidu antes de encontrar seu dono, Franjinha. Ou seja, quando era um cãozinho de rua. Preparem os lencinhos, porque Bidu sofre poucas e boas ao longo da narrativa.

O roteiro em si não tem nada demais (é bom, mas não tem nada de super diferente): trata da jornada de Bidu (que ainda não se chamava Bidu!). Mas a HQ ficou absolutamente incrível. Isso se deve à arte dos mineiros Damasceno e Garrocho. O traço é fofo, mas o que mais me chamou atenção foram as cores. Que cores!!! Não sei nem descrevê-las; é possível saber a hora do dia pela escolha de cores: amarelos, azuis, roxos, laranjas. Amei também as onomatopeias ao longo do texto, sempre colocadas de maneira dinâmica, reforçando o sentido. As falas dos cachorros são geniais: todas em formato de desenho!

AH! Outros personagens aparecem rapidamente: Franjinha, Titi, Jeremias, Dona Pedra, Duque, BUGU (gente, quando apareceu o Bugu, quase morri de rir!!!!!!!!!!! Não vou nem colocar imagem dele pra vocês terem a mesma surpresa que tive)!

E, como sempre, ao final da HQ tem uma seção de Extras, em que conta-se um pouco do processo de criação dos autores, com uma linda exposição de rascunhos e curiosidades.

Só amor por essa graphic novel. Nesse caso, não interessa se você gosta ou não das historinhas do Bidu; vale no mínimo como obra de arte!

Clique aqui para comprar Bidu: caminhos pela Amazon (comprando por este link, você gera uma comissão para o Redemunhando)

+ info:
Bidu: caminhos / Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
– Barueri, SP: Panini Books, 2014.
82 páginas.

classificação: 4 estrelas
grau de dificuldade de leitura: FACIL

Obrigada pela leitura!
Ficarei muito feliz se você deixar um comentário!
(Para fazer isso, é necessário clicar em “comentários”, um pouco abaixo do título do post. E não se esqueça de logar antes de escrever o comentário, para que ele não seja perdido.)

Se gostou da resenha, compartilhe com seus amigos!

Anúncios
Padrão

15 comentários sobre “Bidu: caminhos

    • É lindinhaaaaaa, não é?! Todas essas graphic MSPs dão uma nostalgia incrível! Mas ao mesmo tempo, têm essa nova roupagem, muito legal! 😀
      E as cores do Bidu………….!!! ❤ Fiquei apaixonada!
      Beijooo, obrigada pela visita!

    • Obrigada, Giovanni!!!
      A historinha em si é um pouco triste, mas as cores me deixaram maravilhada! E também a maneira como os autores retrataram as conversas entre animais, com desenhos e não palavras!
      Beijos!

  1. Nossa, quero muito! Aliás, preciso ler todas do projeto MSP! O traço e as cores parecem incríveis!
    Eu tb não gostava tanto assim do Bidu quando criança, mas passei a prestar mais atenção nas estórias dele quando adolescente (por algum motivo x)

    • Vc vai adorar, ainda mais que tem cachorrinhos fofos!!!!!!
      As cores são incrivelmente maravilhosas, acho que foi o que mais gostei da HQ!!!
      Quando ficamos mais velhos, alguns personagens passam a chamar mais atenção, né? O caso do Bidu acho que rolava uma coisa muito metalinguística, os quadrinhos falando do processo de fazer quadrinhos! XD
      Beijooo!

  2. Pedro Melo disse:

    Que nostalgia! Lia muito os quadrinhos da Turma da Mônica. Não era super fã do Bidu, mas gostava bastante do Franjinha, então o Bidu entrava na conta 😉 Beijo, Nate-k!

    • Eu também não sou super fã do Bidu, mas achei o quadrinho muito respeitoso (além de fofooooooo)!
      Também curtia o Franjinha, mas ele quase não aparece nessa história… 😦 Só de vez em quandinho… o foco é mesmo o Bidu!
      Beijooooooo, Pedoro querido!!!

  3. Nossa, o traço é muito expressivo! e as cores pastéis acho que ajudam pra transmitir a… “sofrência” do Bidu, muito bonitos esses quadros que você colocou aqui, Nati!
    Nunca tive curiosidade de ler os HQs da turma da Mônica, não soouo a maior fã de HQs em geral, na verdade. Mas a arte deles é muito admirável!
    um beijão, D Nati!

    • A sofrênciaaaaaaa do Bidu ahuahuahuahuahuahuau é isso mesmo, Lala!!! 😀
      Eu acho que maioria dessas HQs da MSP valem a pena justamente pela parte gráfica, a arte é muito bonita!!!!! ^^
      Beijos, Lala, obrigada pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s