2015, Ficção, Giz, Resenha, YA

Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João?, de Danilo Leonardi


“- Ei, uísque! – alguém grita.
– Uísque, é você mesmo! – a voz chama de novo, então eu olho, estúpido e curioso. – Uísque…sito! – Guilherme completa e ri de si mesmo. – Uisquisito! Você é muito esquisito, cara!
Guilherme, com seus cabelos loiros, olhos azuis e um metro e noventa de altura, perfeito para bater em meninos baixinhos e magrelos. Guilherme, que é titular do time de futebol, de basquete, de vôlei. Se a escola tivesse, também jogaria nos times de polo aquático, boliche, par ou ímpar, caça à galinha… Enfim, é o tipo de cara que leva as meninas à loucura. Todos os meninos sabem que não se deve olhar nos olhos dele por mais de dois segundos ou vai sofrer as consequências, então desvio o olhar.
” (pp. 11-12)

Por que Indiana, João? é um livro destinado ao público adolescente que fala sobre bullying. Falando assim, parece ser um livro chato ou muito “certinho” e cheio de lições de moral (e vocês sabem como eu me sinto em relação a livros de ficção com pretensões didáticas demais). Nada disso.

Confesso que comprei o livro pois fui ao Festival Literário Internacional em Belo Horizonte e o Danilo Leonardi, autor do livro, estava lá. Ele é fundador do site e do canal Cabine Literária, dos quais sou muito fã! O canal traz discussões muito relevantes para a Literatura, e foi por lá que conheci o trabalho de Leonardi. Enfim, comprei o livro e peguei um autógrafo, mas as expectativas para a leitura eram baixas, já que não sou o público-alvo do livro e esse tipo de gênero não costuma me agradar muito.

20150627_135534.02

Danilo Leonardi, eu e “Por que Indiana, João?”

Ledo engano. Peguei o livro no dia seguinte da feira e o li de uma vez só.

Basicamente, trata-se da história de João, garoto de 15 anos e super tímido, que sofre bullying de Guilherme e sua turma na escola. É humilhado enquanto outros dão risada dele. Certo dia, por instinto, João reage às agressões de Guilherme e tal reação é captada em vídeo, o qual torna-se um viral na internet. A partir daí, as coisas saem do controle.

Me surpreendi positivamente com a escrita do Danilo; não é forçada e nem subestima seu público nem seu personagem principal. Uma das coisas que mais me incomoda em livros para adolescentes é quando o protagonista adolescente é meio bobo, o que definitivamente não acontece aqui.

Aliás, deixa eu falar sobre o João. A evolução do protagonista ao longo da história é muito bem feita. Ele é mostrado de maneira interessante e crível. Começa bastante frágil, vai ganhando confiança, e aos poucos revela uma face mais agressiva. Nada acontece do nada e sem porquê. E todos os acontecimentos externos não encobrem as preocupações que ele, como qualquer um de sua idade, tem: namoro, popularidade, família, escola, dúvidas.

Devo dizer que o trecho inicial que escolhi não faz jus ao livro. Escolhi essa parte pois explica um pouco do que acontece, mas sem revelar demais. Pode parecer estereotípico o fato de Guilherme ser loiro de olhos azuis, mas isso só foi ressaltado porque foram traços que ajudaram-no a ser popular, e sua constituição física contribui para manter tal popularidade (à base da força).

Com uma escrita fluida e bem-humorada, este livro fala basicamente sobre bullying, mas também sobre amizade, internet e violência, temas muito necessários. O desfecho é bem legal. Recomendo o livro, mas lembre-se de que é destinado a um público adolescente prioritariamente.

+ info:

Por que Indiana, João? / Danilo Leonardi.
São Paulo: Giz Editorial, 2014.
206 páginas.

Clique aqui para comprar Por Que Indiana, João? pela Amazon (comprando por este link, você gera uma comissão para o Redemunhando)

classificação: 4 estrelas

grau de dificuldade de leitura: FACIL

Obrigada pela leitura!

Ficarei muito feliz se você deixar um comentário! (Para fazer isso, é necessário clicar em “comentários”, um pouco abaixo do título do post. E não se esqueça de logar antes de escrever o comentário, para que ele não seja perdido.)

Se gostou da resenha, compartilhe com seus amigos!

Anúncios
Padrão

4 comentários sobre “Por que Indiana, João?

    • Siiiiim, mas não é EXATAMENTE dar a volta por cima… tipo, ele se torna uma “web celebridade” e isso acaba mudando um pouco a sua personalidade. Foi isso que achei legal, não é uma história clichê! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s