2015, Globo, Resenha

A redoma de vidro

A redoma de vidro, de Sylvia Plath

“Os traços do dr. Gordon eram tão perfeitos que ele era quase bonito.
Eu o odiei no instante em que abri a porta.
Tinha imaginado um homem afável, feio e intuitivo, que olharia para mim e diria ‘ah!’ de maneira encorajadora, como se pudesse ver algo que eu não podia, e então eu encontraria palavras para descrever por que estava tão assustada, como se estivesse sendo enfiada cada vez mais fundo num saco escuro, sem ar e sem saída.
Ele se encostaria na cadeira e uniria as pontas dos dedos e me explicaria por que eu não conseguia dormir, ler ou comer, e por que tudo que as pessoas faziam me parecia estúpido, uma vez que todo mundo morre no final.
E então pensei que ele me ajudaria, passo a passo, a voltar a ser eu mesma.
Mas o dr. Gordon estava longe de ser alguém assim. Ele era jovem e bonitão, e percebi de cara que se achava o máximo.” (pp. 144-145)

Esta é a história de Esther Greenwood, moça do interior dos Estados Unidos, e que se inicia em Nova Iorque. Ela outras onze universitárias ganharam uma espécie de estágio em uma revista nova-iorquina através de um concurso, e passam algumas semanas num hotel para mulheres na Big Apple. Portanto, muitos acontecimentos inesperados (para ela, garota do interior), típicos das metrópoles, ocorrem com a protagonista: ser abordada por homens, jantares glamorosos, vida cultural efervescente. Tudo isso, na década de 1960.

Mas Nova Iorque é apenas o começo. Ela volta para sua cidade natal e, ali, passa a cada vez mais não ver muito sentido nas coisas, e deixa de conseguir realizar tarefas básicas, tais como comer, dormir e trocar de roupa. Acho que a palavra “depressão” não é utilizada nem uma vez no texto, mas é assustador como fica claro para o leitor qual é a situação (como diz Andrew Solomon, autor de O demônio do meio-dia, livro em que relata sua própria experiência com a depressão, “O oposto de depressão não é felicidade, e sim vitalidade” – assistam a este TED Talk com ele, é esclarecedor. Por isso Esther não quer fazer nada).

A escrita de Plath é magistral, pois muito fluida; eu quase não percebia que estava lendo, parecia mais que era a própria Esther me contando sua história (narrada em primeira pessoa, obviamente), ou que eu acompanhava seus pensamentos telepaticamente. A autora intercala comentários e situações aparentemente banais com passagens mais pesadas a respeito dos papéis sociais da mulher na década de 1970 e da espiral de depressão em que a personagem entra, mas sem variar o ritmo da narrativa. Isso torna o enredo mais real (dizem inclusive que contém uma boa dose de autobiografia), como um fluxo de pensamentos que costumamos ter cotidianamente.

Entramos na cabeça de Esther e mergulhamos inicialmente na euforia nova-iorquina, para em seguida conhecermos gradualmente os sintomas da depressão. A falta completa de vitalidade culmina em pensamentos suicidas. Por isso, há momentos em que o texto pode ficar pesado, embora tenha me agradado bastante. Gosto da narrativa íntima de Plath, o que me lembrou aquela diferença entre autores homens e mulheres quanto ao foco da história e a maneira de contá-la, sobre a qual já conversamos.

A história é interessante, a protagonista, complexa, mas o que mais me impressionou foi mesmo a escrita da autora. Uma narrativa íntima, que varia da euforia à apatia. O que talvez seja mais agoniante é que toda essa situação parece muito normal na cabeça de Esther. Ou seja, nada faz sentido mesmo, a morte com certeza é melhor, etc. Desesperador. Isso faz do texto dolorido. Gostei do final também, e o título cai como uma luva.

Recomendo muito para quem gosta desse tipo de livro (é realmente excelente!), mas deve-se tomar cuidado com o momento de lê-lo, por conta de suas temáticas (depressão, suicídio).

OBS.: Devo dizer que escrever esta resenha foi difícil. Não consigo explicar exatamente o porquê, mas sabe aquele papo de “Não sei o que pensar; apenas sentir”? É um livro que tem que ser lido, nada que eu disser na resenha vai se comparar.

+ info:

A redoma de vidro / Sylvia Plath; tradução de Chico Mattoso.
– São Paulo: Biblioteca Azul, 2014.
280 páginas.

Clique aqui para comprar A redoma de vidro pela Amazon (comprando por este link, você gera uma comissão para o Redemunhando)

classificação: 5 estrelas
grau de dificuldade de leitura:
FACIL

Obrigada pela leitura!
Ficarei muito feliz se você deixar um comentário!
(Para fazer isso, é necessário clicar em “comentários”, um pouco abaixo do título do post. E não se esqueça de logar antes de escrever o comentário, para que ele não seja perdido.)

Se gostou da resenha, compartilhe com seus amigos!

Padrão

18 comentários sobre “A redoma de vidro

  1. Oi, Nati! Gostei, esse tema parece ainda ser pouco abordado. A depressão é a doença do século 21 e todos podem ser afetada por ela. Esses últimos tempos conheci várias pessoas que sofrem desse mal. É triste e quanto mais debatemos sobre isso melhor. Bjos! 😉

    • Verdade, Giovanni. As doenças psíquicas são mesmo os males do nosso século; cuidar da cabeça é fundamental. Sei que a depressão não escolhe sua vítima, mas quem sabe consigamos evitar isso de alguma maneira que não sabemos qual ainda… O livro retrata bem isso, uma moça que é tomada pela depressão. A escrita de Plath é genial, se quiser um exemplo de narrativa em primeira pessoa, esta é ótima!
      Beijos, obrigada pelo comentário!

  2. Eba, adoro combo vídeo+resenha escrita! Eu sei que vc acha que as pessoas acabam vendo um ou o outro, mas eu realmente acho que as duas mídias se complementam bem 🙂
    Eu gosto desse tipo de livro que a gente lê algo que é bem errado e parece que é normal (ou até se identifica) – mas dá medo mesmo!

    • Pois é, achei um pouco assustador isso viu!!! Mas também gostei do efeito, é muito real e pode explicar algumas coisas…
      (E lançar as duas mídias juntas realmente dá mais atenção a uma do que a outra; dessa vez, surpreendentemente, a resenha escrita está tendo bem mais visualizações!)
      Beijos!!!

  3. Mylene disse:

    Tenho que ler. É uma oportunidade de “entender” melhor a depressão e pessoas que sofrem deste mal. Esta total falta de vitalidade é um mistério p/ mim, principalmente quando se estende por muito tempo e sem ter um motivo aparente…Vou encontrar o momento certo!
    Mylene

  4. d3rs0n disse:

    Talvez um dia eu venha escrever um livro sobre depressão.Conheço bem o assunto; desde os meus 15 anos, com intensidades que variam da melancolia ao desespero.Heheheh!É uma coisa difícil, pois a maioria das pessoas não sabem o que se passa na sua cabeça, e tendem a respeitar dores físicas mais do que as emocionais, mesmo que as segundas somatizem o corpo, ao tempo que destroem a alma.Mas vamos falar de coisa boa!Vamos falar de Tekpix!Heheheh!
    Gosto da forma que resenha.Tanto o video quanto a escrita.Estava notando a estrutura, o uso do negrito, a citação de fontes de outras mídias linkando o tema, a citação de trechos, a escolha de livros pouco comuns…Muito bom mesmo!=D

    • Oi, Anderson! Que bom ter vc por aqui! 😀
      Vc TEM que escrever livros sobre os mais variados temas! Quanto mais as pessoas souberem a respeito da depressão (e outras!), menos preconceito haverá. Informação é poder, e é um meio de democratizar e desmistificar as coisas. Depressão é coisa séria.
      Muito obrigada pelo feedback em relação às resenhas (escrita e em vídeo), é importante para mim! Ainda mais vindo de vc! 🙂 Procuro deixar o texto mais claro e abrangente possível, além de instigante, caso o livro seja bom, é claro, a fim de despertar a curiosidade do leitor.
      Beijos, obrigada pelo comentário!

  5. Laura disse:

    Adorei a frase que diz que depressão é falta de vitalidade. Representa isso mesmo. A gente não é e não precisa ser feliz todos os dias. Mas vontade de viver é o que nos move. Fiquei com vontade de ler, mas acho que não agora. Hahaha bjao nate

    • Obrigada pela visita e pelo comentário, Laloo!
      Esse livro tem que ser lido num momento bom mesmo, porque traz algumas coisas pesadas. De qualquer maneira, é muito bem escrito e me parece que dá uma boa ideia de o que é estar em depressão…
      Beijos!!!

  6. naiaralacerda disse:

    Com certeza vou ler, Toka! Adoro livros que tratam desse tema. E pelo que você contou, acho que a autora acertou muito no clima todo, na forma como a personagem se sente. A verdade é que para quem está vivendo a situação parece que está tudo normal. É difícil ter a dimensão da gravidade do problema.

    • Oiii Dani, que bom ter vc por aqui! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É um livro excelente mesmo, e só percebi seu “peso” depois de alguns dias que eu já havia terminado, o que foi algo novo pra mim. Vi no seu blog que vc leu “Um teto todo seu”, da Virginia Woolf, né? Vi que curtiu! Quero pegá-lo também, e “Ariel”, da Plath, de poemas!
      Beijos!
      Nati

Deixe um comentário

