2015, Ficção, Graphic MSP, Panini, Quadrinhos, Resenha

Turma da Mônica: laços

Turma da Mônica: laços, de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

O segundo volume das graphic novels do projeto Graphic MSP (se quiser saber mais veja o primeiro post da série; a resenha de Chico Bento: pavor espaciar também está disponível no blog) é talvez o mais comentado pelos leitores (juntamente com Bidu: caminhos).

E não é para menos! Nessa HQ, acompanhamos mais uma vez a história de alguns dos personagens mais queridos de nossas infâncias: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Mantendo as características principais de cada personagem – tanto físicas quanto psicológicas -, embarcamos nas vidas dessas (eternas) crianças de 7 / 8 anos.

A narrativa começa com um flashback, do Cebolinha bebê recebendo de presente seu curioso cachorro Floquinho. Em seguida, já no presente, passeamos pelo familiar bairro do Limoeiro e damos de cara com a tradicional cena de fuga: Cebolinha e Cascão, devidamente fantasiados para o cumprimento de mais um dos planos infalíveis contra a Mônica, correm desenfreados das coelhadas da dentucinha (uma delícia rever essa cena, ainda mais no traço dos irmãos Cafaggi – veja a seguir).

Ao voltar para casa do Cebolinha, já estrupiados pela surra da Mônica, eles descobrem que Floquinho fugiu. Cebolinha fica absolutamente desolado e, no dia seguinte, os amigos vão novamente à sua casa para tentar reanimá-lo e propor uma busca pelo cãozinho. Daí, dá-se o desenrolar da história.

Além de a história ser bonita – sobre infância, imaginação, coragem e, principalmente, amizade – os desenhos de Vitor e Lu Cafaggi são simplesmente maravilhosos. Conseguem captar toda a audácia de Cebolinha em seus cinco fios de cabelo, a força de Mônica nas expressões faciais, a graça de Magali e sua fome interminável, e a criatividade sem limites do Cascão (meu favorito!).

Estes são os irmãos Cafaggi, responsáveis pelo roteiro e pela arte desta linda HQ.

Pelo que entendi, quando a história acontece no presente, o traço é de Vitor; os flashbacks, quando a turma ainda é muito criancinha ou bebê, é de Lu. Ambos são igualmente empolgantes (os desenhos de Lu são super fofos!!! Em particular, amei o cabelo do Cascão baby). Aperitivos:

Por favor, leiam esta graphic novel! Super rapidinha e linda; como as demais, dá aquela sensação nostálgica.

+ info:
Turma da Mônica: laços / Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
– Barueri, SP: Panini Comics, 2014.
82 páginas.

Clique aqui para comprar Turma da Mônica: laços pela Amazon (comprando por este link, você gera uma comissão para o Redemunhando)

classificação: 4 estrelas
grau de dificuldade de leitura: FACIL

Obrigada pela leitura!
Ficarei muito feliz se você deixar um comentário!
(Para fazer isso, é necessário clicar em “comentários”, um pouco abaixo do título do post. E não se esqueça de logar antes de escrever o comentário, para que ele não seja perdido.)

Se gostou da resenha, compartilhe com seus amigos! Deixe seu e-mail para inscrever-se no blog e receber novos posts!

Anúncios
Padrão

15 comentários sobre “Turma da Mônica: laços

  1. Olha, Turma da Mônica faz parte da minha vida! Aprendi a ler com um gibizinho da Magali ( a minha favorita), e colecionei revistinhas até os 13 anos. Sempre quis mto ler esta graphic novel, já li uma reportagem sobre ela, adorei os traços, o enredo, td! 😀

    • Turma da Mônica tem muito gostinho de infância!!!
      Também colecionei as revistinhas, teve uma época em que meu pai até assinou pra mim e minha irmã! Mas eu ficava com raiva, porque vinham umas 5 revistinhas, e elas acabavam em uma noite. 😛 Aí, só no mês seguinte!
      E, como eu disse, meu preferido é o Cascão lindinho! ^^
      Obrigada pelo comentário, Karla! 😀

  2. Paula Albuquerque disse:

    Olá amigos e fãs da turma da Monica, também tive uma fase que adorava os gibis. E acabei me desligando, acabou que um gibi voltou a cair nas minhas mãos, por acaso e voltei a colecioná-los novamente. Sou apaixonada por suas histórias.

    • Oiii Paula!!!
      Eu também sempre amei e colecionei as revistinhas da Turma da Mônica, mas acabei dando todas elas. Amava, já sabia as historinhas de cor!
      Que legal você colecionar novamente! Por enquanto, estou me deleitando com essa coleção Graphic MSP, é muito linda, vc chegou a ler?
      Beijos, obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s