2014, Companhia das Letras, Não ficção, Resenha

Eu sou Malala

Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, de Malala Yousafzai com Christina Lamb

“No dia em que nasci, as pessoas da nossa aldeia tiveram pena de minha mãe, e ninguém deu parabéns a meu pai. […] O primeiro bebê de meus pais foi natimorto, mas eu vim ao mundo chorando e dando pontapés. Nasci menina num lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, ao passo que as filhas são escondidas atrás das cortinas, sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar.” (p. 21)

A história de Malala já é bastante conhecida no mundo, e o próprio subtítulo já nos revela boa parte dela (clique aqui para ler a sinopse do livro e saber um pouco da história).

Um dos méritos do livro, e que gostaria de falar de cara, é que ele pode ser lido por pessoas de qualquer idade. A escrita é clara e direta, e como o livro foi redigido por uma menina de dezesseis anos e uma jornalista, traz um tom de inocência e objetividade. Outra coisa, trata-se de uma narração em primeira pessoa: Malala, “a garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”, conta sua história, de maneira que temos a sensação de estarmos lendo um diário, ou mesmo ouvindo-a contar sua história, aproximando o leitor do narrador. Tudo isso torna a leitura extremamente leve e rápida.

Segundo ponto interessante: é uma não-ficção. Não costumo ler muitos livros desse estilo, prefiro romances com pelo menos um toque ficcional (veja, por exemplo, os posts Uma introdução e a resenha de Os versos satânicos), mas é sempre bom variar o estilo de leitura, a diversidade nos faz pensar mais e, portanto, crescer. Como historiadora e professora, recomendo muitíssimo este livro (confesso que não tenho paciência para livros muito técnicos), além de trabalhar com acontecimentos extremamente atuais e importantes, é uma leitura deliciosa.

A vida de Malala contém uma quantidade incrível de problemas que enfrentamos atualmente em, arrisco dizer, todos os lugares do mundo: a mulher vista como inferior (sem direito à educação formal), trazendo à tona discussões do feminismo, a importância da escola e da educação formal em si (no Brasil, um tema fundamental), a intolerância religiosa com questões que teoricamente deveriam ser laicas e a liberdade de opinião e de expressão (afinal de contas, Malala foi baleada pelo Talibã, um governo religioso radical que discordou dos discursos da menina a favor da educação para meninas – não só discordou, mas ficou com medo a ponto de disparar três balas contra seu corpo, no ônibus escolar. De acordo com os talibãs, esse não foi o real motivo, mas sim o fato de Malala estar pregando uma “ocidentalização” dos costumes).

Por ser muito jovem, Malala recorre bastante à História que estudamos na escola: ela conta muito do passado político paquistanês, da independência da Índia, e cita inclusive acontecimentos como a Guerra Fria e o 11/9 (queda das Torres Gêmeas em NY).

Eu sou Malala é dividido em cinco partes, e cada um em um certo número de capítulos, totalizando 24.

Na parte I (“Antes do Talibã”), ela conta um pouco sobre sua família e sua vida no vale do Swat, norte do Paquistão. A aldeia de Malala é um cenário extremamente rural, bucólico e romantizado (afinal de contas, ela escreve sobre sua terra natal, da qual está distante por conta do exílio na Inglaterra. Sabem como é, “minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá”). Pela descrição, é um local lindo e calmo em tempos de paz, mas ao mesmo tempo, bastante atrasado: muitos locais (inclusive escolas) sem banheiro, água encanada, energia elétrica, hospitais, escolas, estradas. Para nós, seres urbanos por excelência, conectados e informados, às vezes soa como uma paisagem quase medieval. Por outro lado, a vida de Malala nos traz reflexões importantíssimas sobre nossa própria sociedade (afinal, a globalização não faz de nós uma “aldeia global”?): a discussão sobre a importância de um Estado laico, da necessidade da educação – para pessoas pobres também! -, da liberdade de expressão, do combate à corrupção na política e à pobreza. E é transparente a admiração que a garota sente por seu pai, o qual é igualmente apaixonado por educação e liberdade.

A parte II chama-se “O Vale da Morte” e conta sobre a instalação do regime Talibã em partes do Paquistão. A maneira como ela descreve esse processo é um pouco agoniante, pois mostra um líder religioso radical que passa a manipular os pensamentos de uma população simples (e, por vezes, ignorante) mais e mais. Vejam um trecho que descreve bem o horror que as famílias sentiam cotidianamente, o horror da guerra:

“Os corpos eram despejados na praça à noite, para que todos os vissem na manhã seguinte, a caminho do trabalho. […] Em algumas noites de matança [promovidas pelo Talibã] também havia tremores de terra, o que tornava as pessoas ainda mais apavoradas, pois ligávamos cada desastre natural aos desastres humanos. A dançarina Shabana foi assassinada em uma noite gélida de janeiro de 2009. Ela morava na Banr Bazaar, uma rua estreita e irregular de Minegora, famosa por suas dançarinas e músicos. O pai de Shabana disse que um grupo de homens batera à porta da casa da filha e pedira-lhe que se apresentasse para eles. A moça foi se vestir e quando voltou, com suas roupas de dança, os homens sacaram suas armas e avisaram que cortariam sua garganta. Isso aconteceu depois do toque de recolher das nove da noite, e as pessoas a ouviram gritar: ‘Prometo parar! Não vou mais cantar nem dançar! Me deixem, por favor! Sou mulher, uma muçulmana. Não me matem!’. Então tiros foram ouvidos, e seu corpo varado de balas foi arrastado até a praça Verde. Tantos corpos haviam sido deixados lá que as pessoas começaram a chamá-la de praça Sangrenta.” (p. 157-158)

Os nomes das demais partes são bastante explicativas: “Três meninas, três balas”, “Entre a vida e a morte” e “Uma segunda vida”.

O livro, portanto, é uma leitura agradável, e nem por isso, superficial. Toca em pontos fundamentais atualmente, seja para o Paquistão ou para o Brasil. Além de tudo, é uma história inspiradora e que nos coloca em contato com um mundo diferente. Recomendadíssimo.

+ info:
Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã / Malala Yousafzai com Christina Lamb.
– São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
342 páginas.

classificação: 4 estrelas
(Reservarei a classificação de 5 estrelas somente para livros que considere excepcionais.)

grau de dificuldade: FACIL

Deixe um comentário (é só clicar no ícone logo abaixo do título do texto)!

Gostaria de agradecer a todos os que estão visitando, curtindo e compartilhando meu blog, e eu AMO os comentários que vocês deixam!!! Fiquem à vontade para deixar mais!
Um último agradecimento ao meu primo, Mauricio, que me deu este belo livro (o qual eu já estava de olho, aliás) de Natal!

Padrão

15 comentários sobre “Eu sou Malala

  1. Gus disse:

    Se no Brasil a luta pela emancipação e igualdade ainda é árdua para muitos, e notadamente maior para as mulheres, histórias como da Malala com certeza não poderiam passar despercebidas. Fico impressionado com a consciência e com a coragem que pessoas tão jovens possuem para se posicionar em um sistema opressor como o do Paquistão. Paquerei esse livro nessas férias e, definitivamente, tenho que ler!!!

  2. Itamara Tripoli disse:

    Adorei Malala. E gostei muito da forma com que vc pontuou o romance. Acho importante tb ressaltar que ha homens que valorizam as filhas como o pai da Malala. Vc gosta de Adeus China ( o ultimo bailarino de Mao) Li Cunxin? . Estou adorando o blog.

  3. Beatriz Vieira dos Santos. disse:

    Prof, adorei sua resenha! O livro parece ser realmente muito bom! Fiquei com muita vontade de lê-lo. Acho que será uma boa leitura e saberei mais sobre o regime Talibã. Beijos!

  4. Carlos Conde de Almeida disse:

    Que legal Nati,adorei seu blog e a sua competente forma de “redemunhar”, A sua paixão pelo ensino e pela leitura, já começa a deixar um crescente rastro de seguidores…. precisamos disso, gente que lê, gente que pensa, gente capaz de agir transformadoramente um pouquinho todos os dias. Beijão

  5. Tatiana disse:

    Naná, gostei muito deste post. É o tipo de livro que tenho vontade de ler, mas fico adiando por achar que a leitura vai ser chata. Me animei muito depois de ler sua opinião! Está na lista (se quiser me emprestar eu aceito! hahahah). E o blog está muito bom! Ao invés de “estragar” o final do livro só dá mais vontade de ler. Mas meu ritmo é muito inferior. ahahha Vamos ver se acompanho!!!

  6. Victor disse:

    Muito boa a resenha! A história da Malala já havia me chamado muito a atenção, muito por tudo que saiu no noticiário! Já a considerava uma pessoa de espírito muito forte por lutar por aquilo que acredita e o livro (na verdade a resenha, pois ainda não o li) mostra a força que um ser humano pode ter e seu impacto no mundo, pena que muito desses casos ocorrem em situações extremas, de opressão, luta e sofrimento. Ainda acredito que todos nós temos o potencial de ajudar e impactar positivamente as pessoas (vide o que uma menina foi capaz em um regime tão rígido como ao que ela enfrentava) sem necessariamente passar por situações extremas (como levar um tiro para aparecer ao mundo), mas a tendência à comodidade e ao conforto prevalecem e muito coisa deixa de ser feita ou e muita gente deixa de ser ajudada.

    Parabéns Naná! Muito bom todo o blog, do título às resenhas!!

  7. err, saiu cortado:
    Então, eu também não sou muito fã de não-ficção (principalmente biografias), mas estava bastante curioso com esse livro da Malala. Sua resenha me deu vontade de dar uma chance para essa leitura.

  8. Nai disse:

    Natoka.
    Já estive muitas vezes com esse livro nas mãos, pronta para comprar, mas acabei desistindo por achar que seria chato. Você me convenceu! Beijocas!

Deixe um comentário

